Coronavírus (COVID-19) não é transmitido por cachorros e gatos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11/03) que está em curso uma pandemia...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11/03) que está em curso uma pandemia (disseminação em nível mundial) do novo coronavírus – que vem atingindo humanos. 

Desde então, e com o aumento de casos da doença no Brasil, as buscas por informações sobre o assunto cresceu volumosamente, inclusive sobre a possibilidade de pets serem transmissores ou poderem contrair a doença.

Cães e gatos não transmitem o coronavírus para humanos

“Precisamos deixar claro que o coronavírus que está afetando humanos não é uma zoonose transmitida por cães, mas sim por morcegos”, afirma Brandão. E o mesmo vale para os gatos.

NOTA ATUALIZADA: Conforme recomendação da WSAVA – World Small Animal Veterinary Association (Global Veterinary Community), como trata-se de um vírus ainda pouco conhecido e que até o momento não afetou animais de estimação, o indicado é que as pessoas positivas para COVID-19 não tenham um contato muito próximo com seus pets. Isso porque, alguns vírus podem sofrer mutações e se adaptar a diferentes espécies com o passar do tempo.

Vale lembrar que os tipos de coronavírus que acometem cachorros e felinos não são transmissíveis aos humanos e também nada têm a ver com o COVID-19. Portanto, não há motivos para alarde.

Nos cães, o coronavírus pode aparecer de duas formas, uma com manifestação respiratória e outra entérica, mais comum e que causa um quadro de diarreia. Os gatos, por sua vez, podem ser portadores do coronavírus felino e, por conta disso, em alguns casos desenvolver a Peritonite Infecciosa Felina (PIF). 

Compartilhar