Exames e Preparo

Engloba exame eletrocardiográfico, mensuração da pressão arterial e índices ecocardiográficos de função contrátil do coração.
Não necessita preparo.

Localizando a bexiga com o auxílio do aparelho de ultrassom é possível guiar a coleta de urina direto da bexiga utilizando uma agulha fina. Desta forma a amostra é coletada rapidamente, de forma segura e não há contaminação da amostra de urina por microrganismos.
Não necessita preparo.

O exame ultrassonográfico permite identificar lesões nos órgãos e guiar de forma precisa uma agulha fina até esta lesão para coleta de amostra de células, a fim de determinar microscopicamente qual o processo causador da condição.
Dependendo do temperamento do paciente, pode ser necessária anestesia ou sedação.

Ideal para identificação e acompanhamento de doenças cardíacas em geral. Permite identificação das estruturas internas do coração, mensuração mais precisa das câmaras e paredes, análise de fluxo e função.
Não necessita preparo.

Exame indicado para diagnóstico de distúrbios de ritmo e de condução elétrica do coração.
Não necessita preparo.

Indicado para pacientes que apresentam doenças que predispõem à hipertensão arterial, bem como para aqueles que têm alterações ou sintomas que podem ser causados por hipertensão.
Não necessita preparo.

Ideal para triagem de alterações nos órgãos abdominais, detecção de corpos estranhos gastrintestinais ósseos ou metálicos, obstruções gastrintestinais, cálculos em trato urinário e massas abdominais.
Se possível, dar preferência para realização deste exame com o paciente em jejum alimentar de 12 horas.

Ideal para investigação de enfermidades das cavidades nasais, bulas timpânicas, articulações temporomandibulares, dentes e ossos do crânio.
Dependendo do temperamento do paciente, suspeita clínica e região a ser avaliada pode ser necessária anestesia ou sedação.

Avalia as vértebras e espaços intervertebrais, permitindo a detecção de fraturas ou até achados que levantem a suspeita de hérnia de disco intervertebral.
Dependendo da condição clínica do paciente pode ser necessária anestesia ou sedação.

Utilizada para avaliação de estruturas ósseas e superfícies articulares, como nos casos de fraturas, luxações, artrose, dentre outras enfermidades osteoarticulares.
Dependendo da condição clínica do paciente pode ser necessária anestesia ou sedação.

Para detecção de doenças pulmonares, aumento do tamanho cardíaco, alterações em traqueia, mediastino, espaço pleural e estruturas ósseas do arcabouço torácico.
Não necessita preparo.

Este exame permite avaliação bastante detalhada dos órgãos do paciente sendo muito útil para detecção de enfermidades do encéfalo, cavidade nasal, bulas timpânicas, coluna vertebral, articulações, pulmões, vasos sanguíneos e alguns órgãos abdominais. Conseguimos com esta técnica avaliar com precisão nódulos e massas tumorais, detectar hérnias de disco intervertebral, caracterizar alterações na anatomia de vasos sanguíneos (como nos casos de shunts e outras malformações vasculares), compreender melhor fraturas complexas (principalmente no crânio, coluna e pelve) e fazer reconstruções tridimensionais das regiões examinadas, permitindo um melhor entendimento da doença e auxiliando no planejamento de casos cirúrgicos.
Necessita de anestesia geral.

Ideal para avaliação de todos os órgãos abdominais.
Quando o foco do exame é para investigação de ingestão de corpo estranho, sugere-se a realização de 12 horas de jejum alimentar antes do exame.

Ideal para avaliação de glândulas salivares, glândula tireoide, linfonodos cervicais e vasos sanguíneos da região cervical.
Não necessita jejum.

Para realização deste exame é necessário que o paciente tenha as fontanelas cranianas abertas. Sua maior indicação é para detecção de hidrocefalia em filhotes. Não necessita jejum.

As utilidades principais da ultrassonografia em pacientes gestantes é a avaliação da saúde dos fetos (frequência cardíaca e formação dos órgãos), além da possibilidade de estimar o tempo de gestação. A determinação exata da quantidade de fetos nem sempre é possível, principalmente naquelas cadelas com muitos filhotes.
Não necessita preparo.

Ideal para investigação de diversas enfermidades oftálmicas e em região retrobulbar. Muito utilizada para suspeitas de neoplasias oculares ou para triagem de pacientes com catarata que serão submetidos à cirurgia.
Não necessita jejum.

Ideal para investigar a presença de líquido em espaço pleural, assim como guiar a coleta deste líquido. Também utilizada para identificar, caracterizar e puncionar nódulos e massas torácicas.
Não necessita jejum.